Criado em outubro de 2022, o Painel de governança e sustentabilidade amplia o compromisso da DPRJ com a transparência por meio de uma ferramenta de gestão que viabiliza o acompanhamento das campanhas de redução de consumo desde o lançamento do Preserve, bem como a análise dos dados para melhores decisões políticas e estratégicas. No Painel é possível ter acesso aos dados de consumo de energia, água, papel e copinhos e em breve ampliaremos o espoco com dados de combustível, passagens aéreas entre outras.
A ferramenta é destinada aos servidores e colaboradores da DPRJ, mais de 5mil pessoas (dados de outubro de 2022) e a sociedade como um todo.
Substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED. (Exceto na Sede) concluída em setembro de 2021
Criação da COSUSTEN e do programa de sustentabilidade da DPRJ, PRESERVE, em outubro de 2021
Campanha do Preserve nas redes sociais estimulando o consumo consciente a partir de novembro de 2021
Sinalização sustentável na sede a partir de março de 2021
Fim dos processos físicos a partir de janeiro (dia 1), 2018
Decisão de restrição no uso de copos descartáveis apenas para atendimentos e eventos a partir de outubro de 2021
Adesão ao movimento Julho sem Plástico em julho de 2022
Campanha direcionada à redução no consumo de papel de agosto de 2023 a dezembro de 2024
Os dados de consumo de energia e água são disponibilizados pelo núcleo de imóveis da Diretoria de Contratos, Licitações e Convênios
Os valores de consumo no período entre março de 2020 a março de 2022 oscilam em razão das variações do cenário pandêmico e do % de teletrabalho no período
Os dados de consumo de água por m³ variam em razão de alguns condomínios não informarem o consumo
Atualmente, os custos com água de alguns imóveis ocupados pela DPRJ à título de cessão de uso são custeados pelo órgão cedente por estarem localizados em prédio de região administrativa.
***
Já os dados de consumo de copos descartáveis e papéis são extraídos do sistema de Ordem de Serviços da Coordenação de Material;
Definimos o endereço e a região "sem especificação" para o consumo que não pôde ser identificado por endereço/região em razão de uma abertura no sistema até dezembro de 2021. A partir de 2022, o sistema obriga a identificação da unidade de consumo. Isso faz com que restem sem unidade apenas as ações itinerantes e plantões.
O consumo de copo e papel do Interior é centralizado nas coordenações regionais, sendo assim, sugerimos a análise destes dados por região.