Estimular a reflexão a respeito do padrão de consumo, bem como dos processos de compras e contratações públicas com objetivo de estabelecer critérios sociais, ambientais e econômicos a serem priorizados internamente nas aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras.

Alguns exemplos são compras compartilhadas, análises de custo ao longo do ciclo de vida do produto/bem, eficiência energética, redução do impacto ambiental negativo e problemas de saúde, desenvolvimento inovação, logística reversa e priorizar locais com coleta seletiva para futuras locações/construções.

Principais ações

Grupo de Trabalho sobre Compras Sustentáveis

Para estruturação deste eixo, a COSUSTEN vem articulando junto à Diretoria de Contratos, Licitações e Convênios a criação de um grupo de trabalho para debater as ferramentas e estratégias necessárias para inserção e fortalecimento dos critérios de sustentabilidade nos processos internos de aquisições e contratações fazendo uso dos instrumentos normativos já existentes. Neste sentido, no dia 13 de outubro de 2022, foi publicada a Resolução DPGERJ Nº 1186 que criou este Grupo de Trabalho para dar início a esta construção.

Meta:

Estabelecer um manual de compras sustentáveis até 2023 com o objetivo de capacitar responsáveis pelas compras da instituição a realizarem compras mais sustentáveis

TOP