O mês de julho é reconhecido mundialmente por ser dedicado à redução do consumo de descartáveis plásticos e tem como objetivo dar visibilidade aos impactos causados no meio ambiente, além de estimular a mudança de hábitos.
Aqui na Defensoria, nós restringimos a utilização de copos plásticos apenas para atendimentos. Assim, cada integrante da equipe DPRJ deve utilizar um recipiente pessoal para consumo de água e café durante o expediente. Esse é um passo que nós demos impulsionados pelo nosso programa institucional de sustentabilidade “Preserve”, a fim de causar menos impacto negativo no planeta.
Em 18 meses do programa, comparando o atual consumo ao consumo antes da pandemia, estima-se que mais de 977.800 copinhos descartáveis deixaram de ser consumidos, o que representa uma não geração de 176 kg de plástico e uma economia de mais de 45 mil reais!
Para ajudar nessa transformação, todos nós podemos adotar atitudes como: optar por embalagens de papelão, carregar sua própria garrafinha de água, utilizar ecobags quando for às compras e dizer não a talheres de uso único e canudinhos plásticos. Vamos colocar em prática?