Quando nos deparamos com uma pilha de papéis para serem descartados, a primeira coisa que nos vem à cabeça são as árvores que foram cortadas para produção daquele material. É por esse e outros motivos que precisamos aderir ao uso responsável dos papéis e das impressões que fazemos. Vem com a gente entender esse tema!
Antes de imprimir que tal pensar um pouquinho sobre a necessidade desta ação: consigo ler este material digitalmente? Posso apenas salvar o arquivo digital sem imprimir?
No caso de ser mesmo necessária a impressão, muitas vezes configurando o arquivo com a diminuição das margens e alterando fontes e espaçamentos já é possível reduzir o número de páginas. Além disso, revise sempre o material antes e faça uso da opção frente e verso e configurações mais econômica de impressão.
Vale destacar a importância de ter atenção para não fazer uma impressão errada ou desnecessária gerando desperdício de folha, tinta, além de contribuir para o acúmulo de papéis a serem descartados causando um maior impacto no meio ambiente.
Reciclar é importante, mas não é a única solução! Antes de pensar nesta opção precisamos lembrar que reduzir a geração de resíduos ainda é a atitude mais sustentável.
Lembre-se sempre da pergunta de milhões: Qual a real necessidade de fazer uma impressão? E reflita antes do click no “imprimir”.