Quanto tempo você gasta para chegar ao trabalho/escola/faculdade por dia?
💡 Agora, imagine o que você poderia fazer com esse tempo livre.
A mobilidade sustentável é uma necessidade da população brasileira e mundial. É dever do governo municipal adotar e executar práticas de mobilidade urbana para reduzir o trânsito, a poluição e a perda de tempo do trabalhador e estudante, de acordo com a Lei 12.587/12.
Práticas como bicicletas compartilhadas, carona corporativa, criação de linhas do metrô e o VLT possuem papel fundamental no processo de evolução na mobilidade urbana sustentável.
É preciso investir em ciclovias sinalizadas, calçadas acessíveis para o uso de cadeira de rodas e na priorização da qualidade de estrutura do transporte coletivo, como ônibus, trem e metrô.
A pandemia do coronavírus trouxe como benefício para a mobilidade sustentável a alternativa do trabalho híbrido, on-line e presencial, diminuindo o fluxo de pessoas no trânsito e aliviando o transporte público.
Entender a mobilidade sustentável como, também, uma alternativa de levar uma vida mais saudável, praticando atividades físicas como ciclismo e caminhada, ajuda na prevenção de diversas doenças.