A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) recebeu o selo de monitoramento da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) pelo preenchimento das informações de consumo da instituição referentes ao ano de 2020. Esse é o primeiro mérito dado à DPRJ, que aderiu à agenda em janeiro de 2021. A instituição vem estudando e implementando uma série de ações na área por meio do Preserve, seu programa de sustentabilidade socioambiental.
O Selo A3P é emitido anualmente às instituições parceiras que preenchem o Sistema de Monitoramento de Responsabilidade Socioambiental da A3P, o ResSoa. O Sistema permite consolidar informações e acompanhar metas. É por meio dele também que os dados são compilados para o envio do relatório de monitoramento anual, previsto no Termo de Adesão firmado.
Dentre as informações de monitoramento do ResSoA estão consumo de energia, água, descartáveis, papéis, transporte terrestre e aéreo, bem como dados estruturais de eficiência energética utilizados, quantificação de resíduos produzidos e descartados e ações sustentáveis desenvolvidas. O monitoramento destas informações é fundamental para conhecer o padrão de produção e consumo estabelecido hoje na DPRJ, bem como fundamentar o plano institucional de ações sustentáveis e viabilizar o acompanhamento dos resultados das ações a serem implementadas pela Comissão de Gestão Socioambiental (CGS), órgão responsável pela criação, implantação e acompanhamento das políticas sustentáveis da instituição.
– O preenchimento do ResSoA é um compromisso da instituição com a adesão aos propósitos da A3P para tomadas de decisões adequadas em prol da sustentabilidade – pontuou a representante do Controle Interno na CGS, Camila Valls.
Pesquisa em andamento
A CGS lançou no dia 30 de junho a Pesquisa Práticas e Consciência Ambiental, em aplicação, como forma de conhecer hábitos de seus colaboradores e pretende implementar a coleta seletiva na sede administrativa da DPRJ na capital ainda neste ano. Acesse a pesquisa e participe!
Campanhas educativas para estimular a economia de energia e água e redução significativa do uso de copos descartáveis também encontram-se em desenvolvimento pela Comissão.
A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo estimular nos órgãos públicos do país uma cultura de responsabilidade socioambiental. A iniciativa tem seis eixos temáticos prioritários: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis; e sensibilização e capacitação dos servidores. Tudo isso fundamentado pela política dos 5 Rs: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos significativos.