
Há quatro anos a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) se destaca na atuação que vai para além da defesa dos direitos dos cidadãos e se faz presente na Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e, pelo quarto ano consecutivo, conquista o selo anual A3P pelo pensamento ambiental presente na instituição.
Em uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que nasce do incentivo de órgãos públicos a adotarem práticas sustentáveis e de responsabilidade socioambiental, o selo A3P é um reconhecimento às instituições públicas que se comprometem com práticas sustentáveis e que alimentam o sistema de monitoramento RESSOA, plataforma em que se registram dados sobre consumo de recursos como água, energia e de informações sobre qualidade de vida dos servidores e gestão de resíduos.
A adesão à A3P não se resumiu a um ato simbólico, a Defensoria implementou ações concretas, como a coleta seletiva na sede, um dos primeiros passos após a assinatura do termo de adesão. Desde então, o engajamento dos colaboradores vem crescendo. Em 2024, 2,8 toneladas de resíduos, o equivalente a 23% do total gerado, foram encaminhadas para reciclagem por meio de cooperativas de catadores parceiras.
Outro marco importante veio em 2024, quando a DPRJ participou pela primeira vez do Fórum A3P, evento promovido pelo próprio ministério e conquistou o segundo lugar na categoria de gestão adequada de resíduos com a ação “Logística reversa de papéis para reciclagem com proteção de dados”.
– A ideia é tornar a responsabilidade socioambiental uma prática cotidiana dentro da instituição. Com a repetição anual do Selo A3P, a DPRJ sinaliza que essa não é uma pauta passageira. É uma mudança de cultura que veio para ficar. – ressaltou Camila Valls, coordenadora de sustentabilidade ambiental e membro da comissão de gestão socioambiental.
Desde o início da adesão à A3P, a Defensoria já realizou 41 eventos de educação ambiental, com participação de quase 4 mil pessoas. Exposições, seminários, rodas de conversa e o Cine Preserve (exibição de documentários seguida de debates com especialistas) compõem o repertório de ações voltadas à sensibilização e formação dos servidores com um pensamento e responsabilidade socioambiental.
Texto: João Pedro Urbano