Essa pergunta é muito necessária! A qualidade das águas impacta diretamente no equilíbrio do nosso ecossistema e uma das ações que demanda muita atenção é a redução de plástico nos nossos oceanos.
No último domingo (19), foi celebrado o Dia Mundial Pela Limpeza das Águas. Para se ter uma ideia, por ano, 325 mil toneladas de plástico são despejadas em oceanos brasileiros, segundo um relatório da organização Oceana. Em contrapartida da sua alta produção, visto que o Brasil é o maior produtor desse material na América Latina, o plástico se transforma em microplástico e tem um prazo longo para se decompor (até 400 anos), prejudicando a cadeia alimentar dos animais. Entre 60 e 80% do lixo dos oceanos é predominantemente plástico. Caso não haja mudanças significativas, podemos ter mais resíduos do que peixes num futuro próximo. 😨
E como podemos mudar isso? Pequenas atitudes podem transformar essa previsão apocalíptica. Por isso, temos que fazer nossa parte!
Aqui na Defensoria também temos o pensamento sustentável através do nosso programa “Preserve”. Nele, estamos construindo uma política socioambiental na instituição, a fim de colocar em prática medidas ambientais eficientes e criar uma conscientização junto aos integrantes da DPRJ. Ela já pode ser vista em iniciativas como a substituição de lâmpadas fluorescentes por LED nas nossas sedes e a restrição ao uso de descartáveis apenas para atendimentos e eventos.
Também aderimos à Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P), um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo estimular os órgãos públicos do país a adotarem práticas sustentáveis em suas rotinas.
E você, tem feito algo para reduzir o plástico na sua vida? Conta pra gente nos comentários!
#DPRJ#DefensoriaPública#Plástico#Sustentabilidade
#PraCegoVer: Imagem de duas garrafas plásticas e um saco plástico boiando no mar. Abaixo, está o texto “O quanto você está ajudando para preservar as nossas águas?”.