Óleo de cozinha é reciclável? SIM! Não descarte óleo de qualquer modo, vem que a DPRJ te explica a forma correta.
Você sabia que 1l de óleo descartado irregularmente é capaz de contaminar até 25mil litros de água? Despejar óleo em ralos, pias e vasos sanitários, além de contribuir com entupimentos e danos nas redes de esgotos, polui rios, represas e mares, prejudicando a vida aquática. Despejar no solo também causa prejuízos ambientais, pois contamina o lençol freático, além de agravar o efeito estufa com o gás metano liberado no processo de decomposição.
Para evitar esses danos, é simples: descarte adequado e reciclagem!
Busque na internet pontos de coleta de óleo em seu bairro ou próximo ao seu local de trabalho e faça você também a sua parte. Alguns pontos de coleta seletiva estão disponibilizados no site: www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php.
DICA: Após utilizar o óleo, espere esfriar, e, com auxílio de um funil, despeje o óleo em uma garrafa PET, feche bem com a tampa e armazene. Quando encher a garrafa, leve até o ponto de coleta próximo a sua casa ou local de trabalho.
Com o óleo usado é possível produzir sabão, biodiesel, tintas a óleo, massa de vidraceiro entre outros produtos.
A preservação ambiental é uma preocupação da DPRJ, que criou o Preserve, programa de sustentabilidade da instituição que visa a reduzir práticas negativas ao meio-ambiente.