Você sabia que máscaras de proteção individual não são recicláveis e precisam de cuidados especiais para serem descartadas?
A máscara é considerado lixo hospitalar e o descarte correto evita a contaminação de solo, águas, animais, bem como profissionais de limpeza urbana e população vulnerável que circula nos aterros.
A pandemia fez com que a máscara se tornasse um artigo indispensável para a nossa proteção contra a Covid-19, mas você já parou para pensar no impacto que o descarte inadequado destes resíduos pode gerar para o meio ambiente e para a sociedade? Um estudo publicado no periódico científico Heliyon estima que cerca de 3,4 bilhões de máscaras sejam descartadas diariamente em todo o mundo, o que pode causar um aumento expressivo no volume de plástico destinado às costas marinhas e ao fundo do mar.
Então se liga como fazer para descartar a sua máscara:
✅ Lave as mãos antes de retirar a máscara.
✅ Retire a máscara segurando pelo elástico.
✅ Corte/rompa as alças das máscaras para evitar que animais fiquem presos a elas
✅ Coloque-a em dois sacos plásticos pequenos, um dentro do outro, amarre-os e descarte no lixo comum (jamais junto com recicláveis).
✅ Caso a pessoa esteja com Covid-19, coloque um aviso no saco plástico informando o risco de contaminação.
✅ Uma outra forma é descartar as máscaras com as alças rompidas no lixo do banheiro
✅ Lave as mãos ao fim do descarte.
Aqui na Defensoria incentivamos o uso de máscaras nas nossas sedes, orientando a forma adequada para o uso dela, mas também nos preocupamos com o descarte correto após o uso. Vamos juntos fazer a nossa parte?
Todos os direitos reservados a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro