Quem nunca, por acidente, acabou quebrando algo de vidro em casa? A gente sabe que o manejo do vidro tem que ser de forma delicada, mas precisamos entender como fazer o descarte correto dele. Se liga!
Os objetos de vidro quebrado devem ser pegos delicadamente, podendo ser embrulhados em um jornal e colocados em uma caixa (de papelão, por exemplo), antes que você coloque no lixo. Para facilitar o trabalho de quem coletará, a fim de evitar acidentes, sinalize na caixa que há vidro quebrado.
Outra opção é localizar um ponto de descarte de vidro mais próximo da sua residência. Você pode consultar nesse link: https://www.ecycle.com.br/index.php?option=com_ola&geocode=(-22.9035393,%20-43.2095869)&cep=Rio%20de%20Janeiro&item=15&itemcategoria=105
A reciclagem do vidro é uma ótima pedida! Afinal, o vidro despejado na natureza ou em um aterro, pode levar, no mínimo, 4 mil anos para se descompor. Já a sua reciclagem dura 30 dias, podendo gerar novos produtos, como luminárias, peças para artesanato e decorações para casa.
Aqui na Defensoria também priorizamos a reciclagem de objetos de vidro, através das lixeiras seletivas, que separam o lixo de acordo com o que é e não é reciclável.
Vamos mudar o meio ambiente a partir de hoje? 💪