Dica sustentável: troque a esponja de lavar louça por uma bucha vegetal.
A esponja de lavar louça, tradicional nas cozinhas brasileiras, é composta por plástico poliuretano, material de difícil reciclagem baseado em componentes químicos como petróleo, que leva mais de 100 anos para se decompor.
Uma solução simples é substituí-la por bucha vegetal, uma fruta que nasce em uma planta trepadeira alta, cultivada pelas fibras do fruto seco. Além de lavar louça, a bucha pode ser utilizada no banho, na limpeza e até mesmo como palmilha.
A bucha vegetal se biodegrada facilmente, ou seja, não gera resíduo. Além de render mais, não risca a louça e ainda fortalece a agricultura familiar.
Dicas: corte em pedaços menores, deixe de molho na água morna por 20 minutos antes da primeira lavagem para ficar macia mais rápido; higienizá-la com água morna semanalmente aumenta ainda mais a durabilidade; opte por sabão neutro ou coco ao invés de detergente, e, para sujeira mais difícil, opte por esponja de aço, que se degrada mais rapidamente e polui menos que as sintéticas.
O projeto Preserve, da DPRJ, prevê um ponto de coleta de esponjas de cozinha, tampinhas plásticas e pilhas e baterias na sede da Defensoria e deverá ser inaugurado em abril.
Gostou da dica? Siga a DPRJ nas redes sociais para receber mais informações como essa.