Você sabia que as tampinhas plásticas podem ser recicladas? a reciclagem das tampas de garrafa pet reduz a dependência do petróleo e a poluição dos resíduos plásticos, que podem ser reciclados diversas vezes.
A campanha das tampinhas visa melhorar a valorização de mercado para o material plástico e desta forma ampliar a taxa de reciclagem ainda muito baixa no Brasil e no mundo, cerca de 9% dos produtos plásticos são reciclados no mundo e no Brasil essa taxa é ainda menor, cerca de 2%.
Nesta ação a sociedade auxilia com a separação do material e o encaminhamento para entidades assistenciais que recebem as tampinhas. Lá os voluntários separam por cor e armazenam o material até a compra pelo reciclador. O valor arrecadado é destinado às entidades assistenciais e o material transformado em novos objetos como por exemplo: bancos, lixeiras e cadeiras.
Atualmente existem diversos projetos sociais custeados pela reciclagem das tampinhas. Desde castração de animais, doação de cadeiras de rodas e até mesmo doações de verba para entidades assistenciais diversas.
Podem ser doados todos os tipos de tampas e lacres desde que sejam de plástico. Alguns exemplos: tampinhas de garrafas pet, shampoo, margarina, sucos, isotônicos, iogurte, leite e muitas outras. É necessário estarem limpas e se for possível já separar por cor, melhor ainda.
A reciclagem é fundamental, porém, mais do que isso, é preciso uma reflexão sobre a forma como consumimos. Reduzir o consumo ainda é a melhor solução.
Aqui na Defensoria, com base no nosso programa de sustentabilidade, o Preserve, seguimos fortes em mudanças que visam a melhoria do meio ambiente para a instituição e a para a sociedade. Vamos fazer diferente?