Por que utilizar garrafas plásticas diariamente se é possível utilizar a própria garrafa reutilizável? O plástico é produzido por matérias-primas não renováveis, como petróleo e gás natural.
O plástico leva muito tempo para se decompor, entre 100 e 400 anos, e os resíduos gerados invadem esgotos, rios e mares. Um estudo recente revelou que o Brasil deixa de reciclar metade das garrafas PET descartadas no lixo. A alternativa sustentável é reduzir o consumo e uma ótima opção é ter a sua própria garrafinha dentro da bolsa ou mochila, evitando fazer uso de descartáveis ao longo do dia.
Além de evitar a geração de mais resíduos plásticos, a garrafa reutilizável auxilia a hidratação pessoal, pois fica mais perto no dia a dia e não precisa ser descartada após o uso. Garrafas de alumínio e garrafas térmicas de inox são boas pedidas. E priorize as garrafas livres de BPA, um componente químico presente em alguns materiais plásticos que afeta a saúde.
Aqui na Defensoria, através do programa de sustentabilidade Preserve, incentivamos os integrantes da instituição a trazerem suas próprias garrafas, contribuindo para o meio ambiente e para a saúde de todas e todos. E se você tiver algum atendimento nas nossas sedes, traga a sua própria garrafinha, assim você evita a geração de resíduos, como os copinhos.
Então, beba bastante líquido, mas na sua própria garrafinha reutilizável. O planeta agradece!