Você sabia que é possível tratar o lixo orgânico em casa?
Os resíduos orgânicos são compostos por restos de animais, vegetais ou fungos que, na maioria das vezes, descartamos de maneira errada em nossas casas. Jogar esse conteúdo no lixo comum não é o ideal, por isso vamos te mostrar formas de fazer esse descarte de maneira simples e sem muito trabalho.
A sugestão é a compostagem doméstica que é um processo onde seres vivos degradam a matéria orgânica transformando-a em adubo rico em nutrientes dentro de casa. Outros benefícios são a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de evitar o mau cheiro nas lixeiras e ruas e aumentar a vida útil dos aterros sanitários.
Cerca de 60% dos resíduos gerados em casa são resíduos orgânicos. Alguns exemplos são cascas de frutas, legumes e verduras, restos de pão, restos de alimentos, comidas estragadas, filtro e borra de café, saquinhos e ervas de chás, guardanapo de papel sem tinta, caixas de papelão sem tinta, saquinho de pão, galhos e folhas secas, aparas de grama, pelos de animais, palitos de dente, etc.
Ao contrário do que se pensa, a compostagem não gera mau cheiro e pode sim ser feita em apartamento e casas, ainda que sem quintal. Essa prática vem se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros e existem diversas dicas na internet de como se fazer o processo.
A compostagem pode ser feita com minhocas ou apenas com micro-organismos, a principal diferença está no tempo em que cada processo apresentará resultados. Outra diferença é que alguns resíduos podem alterar o PH e prejudicar as minhocas, não sendo recomendados para minhocários, são eles: frutas cítricas, alho, cebola, carnes, trigo e arroz.
Aqui na Defensoria, nós temos incentivado essa prática. E você? Aceita adotar a compostagem na sua casa? Em algumas cidades existem serviços de compostagem urbana caso prefira mais praticidade. Vem com o Preserve e contribua para a diminuição de gás metano no meio ambiente.