Quem nunca jogou um papel de bala, um panfleto ou até mesmo uma bituca de cigarro no chão que atire a primeira pedra. Mas essas atitudes podem ser bem prejudiciais ao meio ambiente e neste post nós explicaremos o porquê.
O lixo que observamos nas ruas, praias e matas poluem as águas, o solo e o ar, e afetam diretamente nossa qualidade de vida com um ambiente sujo propício para doenças.
Outro agravante é que o vento e as chuvas carregam todo esse lixo para o sistema de drenagem entupindo bueiros, causando alagamentos e despejando todo o material nos rios e mares.
Você já ouviu falar nas ilhas de lixo? Elas são compostas pelo lixo jogado de forma inadequada como, por exemplo, a ilha de lixo que flutua no Oceano Pacífico, sendo o maior depósito de lixo oceânico do mundo com 1,8 trilhão de pedaços de plástico flutuantes.
Além de um total desrespeito ao ambiente em que vivemos, frequentar ruas e praias sujas é muito desagradável, não é? Por isso, ande sempre com uma sacolinha em sua bolsa ou mochila para poder guardar seu lixo, caso não haja alguma lixeira próxima. Isso evita que o descarte seja feito de forma incorreta.
Vale lembrar: aqui na Defensoria nós compreendemos a importância do descarte correto dos resíduos e por meio do nosso programa de sustentabilidade, o Preserve, demos início à coleta seletiva em nossa sede.
Agora é com você! Use lixeiras para descartar os seus resíduos e contribua com o meio ambiente!