Já ouviu falar em economia circular? É um modelo econômico que está em ascensão, cujo lema é “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. O objetivo é aproveitar todo o material usado na cadeia produtiva evitando a geração de lixo. O conceito relaciona desenvolvimento econômico e recursos naturais de forma positiva, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.
Este novo modelo visa substituir o atual, o linear, onde a matéria prima é extraída da natureza, a cadeia produz, o consumidor faz uso e depois descarta-se o resíduo. Nele a exploração dos recursos bem como o acúmulo de resíduos é proporcional ao seu crescimento.
Pensando em meio ambiente, a economia circular busca desenhar, produzir e comercializar produtos que tenham responsabilidade com os recursos naturais, sem que o meio ambiente seja explorado de forma excessiva. Ou seja, produtos que sejam feitos com matéria prima renovável e que possam ser reaproveitados no final de seu ciclo de utilização.
A economia circular aborda todos os mercados, desde o vestuário até o tecnológico, gerando um círculo que deve ser respeitado: produção, consumo e retorno. Os princípios são: reduzir resíduos e poluição, produtos com maior durabilidade e regenerar os sistemas naturais
O conceito também é conhecido como “cradle to cradle”, que em português significa de berço ao berço, que garante a ideia de que o resíduo não existe, tudo serve de começo para um novo ciclo, ainda que sejam produtos diferentes. Vale ressaltar que a economia circular se baseia naqueles três “R”s, reduzir, reutilizar e reciclar.
#DPRJ #DefensoriaPública #Preserve
Todos os direitos reservados a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro