Já reparou como estamos cada vez mais cercados por embalagens? Recusar é preciso e neste post vamos mostrar pra você o porquê e como fazer.
Em nome da praticidade embalagens como as de plástico, isopor, papel e celofane estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, no entanto, são grandes vilões quando o assunto é a preservação do meio ambiente e qualidade de vida.
Já parou para pensar no tempo de decomposição destes materiais em relação ao tempo de uso e de sua real necessidade? O plástico convencional e o isopor podem levar 400 anos para se decomporem, além de serem agravantes na poluição marinha, dos solos e ar.
A taxa de reciclagem ainda é muito baixa, cerca de 1% dos plásticos são reciclados no Brasil. Reciclar é importante, mas reduzir a geração de resíduos é fundamental. Um importante passo é recusar embalagens sempre que puder!
Aqui vão algumas dicas para reduzir esse consumo:
– Tenha sempre uma ecobag na bolsa ou mochila e utilize nas compras do dia a dia
– Adquira produtos a granel e utilize suas próprias embalagens reutilizáveis
– Opte por embalagens que possam ser reutilizadas posteriormente
– Evite sacolinhas plásticas ao comprar frutas e legumes.
Gostou dessas dicas? Então fique de olho porque toda semana trazemos novos conteúdos através de uma iniciativa da Defensoria, no programa de sustentabilidade, o Preserve.