


Você sabe separar o lixo orgânico daquele que pode ser reciclado? Se liga nesse post aqui para aprender mais um pouquinho com o Preserve.
Dedicando poucos minutos à separação do lixo doméstico podemos pôr em prática atitudes sustentáveis. Assim, podemos influenciar em várias áreas como, economia de água, espaço de aterros e lixões, economia de matéria prima e preservação do meio ambiente.
Para a separação correta é preciso se atentar às categorias dos resíduos, pois eles são divididos em orgânicos (restos de alimentos), recicláveis não perigosos (papelão, papel, plástico e vidro), não recicláveis não perigosos (adesivos, etiquetas, esponjas) e perigosos (pneu, lâmpadas, pilhas, eletrônicos, etc).
Vale destacar que nem todo plástico pode ser reciclado ou é de fato o é seja por falta de valor de mercado e/ou incentivos governamentais. Por exemplo, aquelas embalagens com o interior metalizado não devem ser misturadas com o material reciclável pois não costumam ser recicladas, sabia?
Os resíduos orgânicos que, apesar de só poderem ser reciclados por meio da compostagem, não devem ser misturados com o resíduo que será reaproveitado (plástico, vidro, alumínio, etc). Quanto às embalagens de suco, refrigerantes ou resíduos provenientes de matéria orgânica, elas precisam ser lavadas e somente depois descartadas.
É necessário olhar com atenção e dedicação para a reciclagem em geral, pois essa atitude reflete diretamente no mundo em que vivemos hoje e viveremos no futuro. Um dos objetivos do Preserve é mostrar o caminho que devemos seguir para transformar nossos hábitos em atitudes sustentáveis. Vem com a gente