Você já ouviu falar nos termos recycling, upcycling e downcycling? As três palavras se referem a processos que chamamos genericamente de reciclagem, mas possuem características diferentes.
Recycling (reciclagem) é o reaproveitamento perfeito, visto que nesse processo a matéria-prima do produto original preserva sua integridade e se converte novamente em um produto idêntico. Um exemplo é lata de alumínio que, após os procedimentos necessários, pode ser transformada em uma nova lata.
Upcycling – quando materiais antigos ou descartados são convertidos em algo de igual ou maior valor. Alguns exemplos: transformar uma calça jeans rasgada em uma bolsa, retalhos de tecidos para confecção de colcha ou produzir brinquedos com pneus usados.
Downcycling – quando um material descartado é convertido em algo de menor qualidade/valor. Um exemplo seria o papel branco, que não pode ser reciclado preservando suas características originais, mas pode ser convertido em um tipo de papel com qualidade inferior, mas com possibilidades de uso.
O Preserve, programa de sustentabilidade da Defensoria, segue estimulando atitudes sustentáveis e contando com a sua contribuição para preservação do meio ambiente.
#Paratodosverem: Desenho em amarelo dos símbolos, com um texto escrito “recycling, upcycling e downcycling o que são?”. No canto superior esquerdo, em um quadrinho branco e com fonte verde, está a frase “Atitude sustentável”, com uma folha verde ao lado. Logo abaixo, sobre uma faixa branca está a logo do Preserve, o programa de sustentabilidade da DPRJ.