Pequenas mudanças de hábitos e padrões são importantes para a construção de um meio ambiente mais saudável. Por isso, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro aderiu, neste ano, ao “Julho Sem Plástico”. O movimento, criado pela instituição australiana Earth Carers Waste Education, em 2011, promove a redução do uso de plástico descartável especialmente durante esse mês.
O Preserve, programa de sustentabilidade da DPRJ, preparou uma programação sobre o tema. No dia 27 de julho, haverá uma live no Instagram da instituição para falar sobre os impactos do crescente consumo de plástico e as verdades sobre o seu potencial de reciclagem. A transmissão terá a participação do reciclador Edson Freitas e da coordenadora de sustentabilidade da Defensoria do Rio, Camila Valls.
Já no dia 28 de julho, o compacto do documentário “Um Oceano de Plástico” será exibido na sede da DPRJ, no auditório do 2° andar, das 10h30 às 11h30, seguido por uma roda de conversa.
A DPRJ deu seu primeiro passo na diminuição do consumo do material em outubro de 2021, quando restringiu a distribuição interna de copos plásticos. Assim, os descartáveis se tornaram disponíveis apenas para visitantes e pessoas usuárias dos serviços. Essa decisão, assinada pelo defensor público-geral Rodrigo Pacheco, faz parte das políticas propostas pelo Preserve.
Segundo a WWF Brasil, somente em 2019 foram geradas 11,3 milhões de toneladas de plástico no país, das quais apenas 145 mil foram recicladas. Os dados apontam o país como um dos maiores produtores de plástico do mundo e um dos que menos recicla o resíduo.
A coordenadora Camila Valls destaca a importância da mudança de hábitos com atitudes simples:
– É ideal, por exemplo, evitar os plásticos de uso único, como os canudos e copinhos. O uso de ecobags em vez de sacolas, a preferência por recipientes de vidro, metal e papel e a redução do uso de cosméticos que contenham microplásticos também fazem diferença na vida de cada um e no planeta – afirma Camila.
Neste “Julho Sem Plástico”, as campanhas de Atitudes Sustentáveis e de reciclagem, veiculadas nas redes sociais da Defensoria Pública do Rio, estão voltadas para o movimento e trazem dicas e informações sobre o assunto. Siga a DPRJ nas redes e acompanhe as postagens do Preserve todas as segundas e quintas-feiras.