Você sabe qual é o descarte correto para o óleo de cozinha? Já posso te adiantar que não é no ralo da pia! Vem com a gente entender o porquê e quais impactos essa atitude causa no meio ambiente.
Ao descer no ralo da sua casa, o óleo vegetal chega até a superfície dos rios e lagos, tornando-se um fator agravante pois prejudica a entrada de luz e oxigênio para os animais que vivem nesses ambientes. Por isso, vale sempre ressaltar a importância do dia 19 de setembro, Dia Mundial da Limpeza das Águas dos Rios e Oceanos.
Apesar de ser usado na produção de alimentos, o óleo de cozinha tem substâncias que não podem ser diluídas em água, como os lipídios, que são nada menos que gorduras. Com isso, ao misturar o óleo vegetal usado em dejetos líquidos, como a água, cria-se uma camada sólida de gordura na parede das tubulações de esgoto causando mau funcionamento das estações de tratamento.
Portanto, a recomendação é que você faça o descarte correto: armazene dentro de garrafas pet e entregue no ponto de coleta da sua cidade. Aqui na sede da DPRJ temos um ponto de coleta de óleo vegetal usado e você pode trazer para que esse produto tenha o devido fim. Estamos localizados na Av Marechal Câmara, 314, Centro.
E mais, é possível transformar o óleo vegetal em sabão caseiro. É uma boa ideia, não é mesmo? O mais importante é ter a consciência de que ralo não é lugar de óleo, fique atento (a)!
Boa campanha!