A Coordenção de Sustentabilida divulga e incentiva o uso da “EcoFont”, já instalada previamente pela Secretaria da Tecnologia da Informação e Comunicação em todos os computadores da Defensoria do Rio.
O objetivo desta iniciativa é permitir a economia de tinta de impressoras (cartuchos e toners), através da tecnologia adotada na construção desta fonte. Seu princípio de economia se baseia na inclusão de pequenos círculos vazios dentro dos traços que formam as letras; estas, por sua vez, dispensam a tinta que seria utilizada para preenchê-las durante a impressão. A fonte possui ainda uma proporção diferenciada, já que seu tamanho “10” é similar ao tamanho “12” da “Times New Roman”, e a impressão não sofre perda prática de qualidade.
Segundo a Advocacia-Geral da União, comparando a “EcoFont”, tamanho 10, com a fonte “Arial”, tamanho 11, a primeira utilizou 26% menos tinta durante os testes. Já em comparação com a “Times New Roman”, tamanho 12, a economia de tinta chegou a 12%. Para a AGU, significa algo em torno de quinhentos mil reais de economia por ano, além de permitir com que os impactos ao meio ambiente sejam reduzidos – seja pela menor necessidade de aquisição de cartuchos, seja pela diminuição no descarte destes.
Para fazer uso desta ferramenta e contribuir com as reduções de impacto, lembre-se de escolher a ecofont dentre as fontes disponíveis ao imprimir seu documento. Além disso, a Coordenação de Atendimento e Suporte de TI já realiza a configuração padrão nas impressoras com impressão “frente e verso” e no “modo econômico” contribuindo, desta forma, com redução de papel e tinta.
Para ampliarmos esta economia, torne a ecofont como padrão de impressão da seguinte forma:
1. Abra um novo documento no Word;
2. Clique em “Formatar”, depois em “Fonte”.
3. Escolha a “Spranq eco sans” e seu tamanho;
4. Clique em “Padrão” no canto inferior esquerdo.
5. Responda “Sim” à confirmação.